Monografia de Bacharelado | Mobilidade residencial, segregação sócio-espacial e Globalização em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio


Mobilidade residencial, segregação sócio-espacial e Globalização em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio

Nathan Belcavello de Oliveira


Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a mobilidade residencial em Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, tomando como estudo de caso o Alto Santo Antônio, reduto de residência de população de baixa renda, levantando dados através da aplicação de um questionário por amostragem. Analisamos, conjuntamente, fenômenos correlatos à mobilidade residencial, mais especificamente a segregação sócio-espacial e a inserção do espaço intra-urbano juizforano na globalização, explicitando a importância de todos esses fenômenos na reordenação do espaço intra-urbano.

Acesse à monografia, clicando aqui!

Sumário:

Lista de Fotos - p. ix

Lista de Gráficos - p. x

Lista de Mapas - p. xii

Lista de Tabelas - p. xv

Sinopse - p. xvi

Introdução - p. 17

1. Mobilidade residencial, segregação sócio-espacial e globalização - p. 22

2. Distribuição de renda e assentamentos de submoradias no Brasil - p. 37

3. Globalização e neoliberalismo no espaço urbano brasileiro - p. 43

4. O espaço intra-urbano juizforano nos dois últimos decênios do século XX e início do século XXI - p. 54

5. O Alto Santo Antônio: aspectos sócio-ambientais e demográficos - p. 69

6. A mobilidade residencial das famílias do Alto Santo Antônio - p. 97

Considerações finais - p. 129

Referências bibliográficas - p. 134

Anexo - p. 151

Citação:

OLIVEIRA, Nathan Belcavello de. Mobilidade residencial, segregação sócio-espacial e Globalização em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio. Monografia (Bacharelado em Geografia) - Coordenação de Geografia, Departamento de Geociências, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2006. Disponível em: <https://www.belcavello.com.br/2006/01/bacharelado.html>.

Citado em:

CREMONESE, Matheus Machado. Reflexos da segregação sócio-espacial no Município de Juiz de Fora - MG: estudo de caso no loteamento popular Jardim Cachoeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 15., 2008, São Paulo. Anais do XV Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: AGB, 2008.

CREMONESE, Matheus Machado. Segregação sócio-espacial em cidades média: estudo de caso no loteamento popular Jardim Cachoeira em Juiz de Fora MG, Brasil. In: ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 12., 2009, Montevideo. Anales del XII Encuentro de Geógrafos de América Latina. Montevideo (Uruguay): EGAL, 2009.

BARRETO, Ana Claudia de Jesus. O lugar dos negros pobres na cidade: estudo na área de risco do bairro Dom Bosco. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.