Capítulo de Livro | A constituição do espaço urbano em análise: estudo de caso sobre a ocupação do território do Extremo Oeste Baiano

A constituição do espaço urbano em análise: estudo de caso sobre a ocupação do território do Extremo Oeste Baiano


Nathan Belcavello de Oliveira

Introdução:

Falar em cidade é falar em muitos conceitos, inclusive sendo utilizado como sinônimo de espaço urbano. Contudo, como nos alerta Santos (2008c, p. 66), “na realidade, há duas coisas que estão sendo confundidas gratuita e alegremente, isto é, a cidade e o urbano”. Esta perspectiva concilia os conceitos de cidade e espaço urbano a território e espaço, respectivamente. Contudo, “embora se possa analiticamente dizer que cidade e campo são frações do território usado por serem expressões da materialidade representada em uma configuração territorial, e que urbano e rural são frações do espaço por serem expressões abstratas, ambas estão unidas” (STEINBERGER, 2006, p. 75).
Mas dizer que, sinteticamente, cidade é o concreto e espaço urbano é o abstrato, não basta para análise do tema sobre a criação de Municípios. Em Lefebvre (1999), transparece o caráter articulador do espaço urbano (entendido na perspectiva do espaço-tempo) e da cidade (enquanto fração do território usado) como concentração desse espaço urbano. Esse, por sua vez, é visto como articulador e concentrador das demais frações do espaço e isto se dá por meio do poder que o permeia e está na cidade enquanto fração do território usado (STEINBERGER e AMADO, 2006).
Dentro da perspectiva teórica sinteticamente apresentada, este trabalho visa analisar a constituição do espaço urbano, realizando um estudo de caso no Extremo Oeste Baiano. Considerando a ocupação deste território sob a ótica da formação espacial brasileira, analisar-se-á sua dinâmica de vinculação com os distintos espaços urbanos que a conformaram, principalmente antes de sua integração à Bahia em 1827.
Este trabalho se encontra em desenvolvimento e auxiliará no debate da criação de Municípios no Brasil, buscando colaborações. Motivo pelo qual se credita suma importância à participação em eventos que promovam o debate científico.

Acesse o capítulo no livro, clicando aqui!

Citação:

OLIVEIRA, Nathan Belcavello de Oliveira. A constituição do espaço urbano em análise: estudo de caso sobre a ocupação do território do Extremo Oeste Baiano. In: SUZUKI, Júlio César; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. América Latina: territórios, fronteiras e identidades. São Paulo: FFLCH-PROLAM/USP, 2022. p. 205-219. Disponível em: <https://www.belcavello.com.br/2022/12/oliveiraaltfiusp.html>.

Licença Creative Commons
A constituição do espaço urbano em análise: estudo de caso sobre a ocupação do território do Extremo Oeste Baiano de Nathan Belcavello de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://www.belcavello.com.br/.