Artigo em Evento | Mobilidade residencial e segregação sócio-espacial em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio


Mobilidade residencial e segregação sócio-espacial em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio


Nathan Belcavello de Oliveira
Maria Lúcia Pires Menezes

Resumo:

A mobilidade residencial consiste numa das várias dinâmicas internas da população de uma cidade. Seriam os movimentos das famílias de uma residência para outra dentro de um mesmo município. Tal dinâmica pode ser proporcionada por vários motivos: desde migração a êxodo rural, cujo destino seja a cidade, incluindo fim de um aluguel, desentendimentos com a vizinhança, desemprego, dentre outros. Todavia, os motivos que mais nos interessam para estudo seriam dois, vinculados à problemática da segregação sócio-espacial urbana, sem esquecermos da migração, tão importante em Juiz de Fora. Em primeiro lugar colocaríamos a ascensão e a descensão social. Ambas tratam de renda familiar e estão ligadas a vários fatores; em particular a dinâmica do mercado de trabalho.
O outro motivo estaria ligado à dinâmica espacial da área urbana que, através dos tempos, dos interesses e da própria expansão urbana, (des)valoriza e revaloriza áreas urbanas, segundo a lógica dos investimentos imobiliários e de infra-estrutura.
Baseando-nos nisso, executamos um estudo de caso, tomando como local para nossa pesquisa a invasão denominada Alto Santo Antônio, na área urbana do distrito sede de Juiz de Fora. Acreditamos ter já consolidado algumas análises enriquecedoras, mesmo tendo alguns empecilhos durante a realização de nossa pesquisa – que ainda se encontra em andamento – a respeito da temática da mobilidade residencial, especialmente ligada à segregação sócio-espacial das classes trabalhadoras, que cremos ser tão fundamental – mas tão relegado por aqueles que trabalham a cidade – para a gestão pública e planejamento urbano e regional.
Palavras-chave: Mobilidade Residencial; Segregação Sócio-Espacial; Estudo de Caso.

Acesse o trabalho clicando aqui!

Citação:

OLIVEIRA, Nathan Belcavello de; MENEZES, Maria Lúcia Pires. Mobilidade residencial e segregação sócio-espacial em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambu. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu: ABEP, 2004. Disponível em: <https://www.belcavello.com.br/2004/09/oliveiramenezesenepxiv.html>.

Citado em:

OLIVEIRA, Nathan Belcavello de. Local de recepção e mobilidade residencial em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso dos indivíduos e famílias do Alto Santos Antônio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15., 2006, Caxambu. Anais do XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu: ABEP, 2006. 1 CD-ROM.

CHAVANA, Xavier Agostinho. Mobilidade residencial e dinâmica da reprodução da pobreza na cidade de Maputo. In: CONFERÊNCIA DO IESE, 2., 2009. Anais da II Conferência do IESE. Maputo (Moçambique): IESE, 2009.


Licença Creative Commons
Mobilidade residencial e segregação sócio-espacial em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio de Nathan Belcavello de Oliveira e Maria Lúcia Pires Menezes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://www.belcavello.com.br/.