Artigo em Evento | Assentamentos de submoradias, segregação sócio-espacial e condições sócio-ambientais em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio


Assentamentos de submoradias, segregação sócio-espacial e condições sócio-ambientais em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio


Nathan Belcavello de Oliveira
Telma Souza Chaves

Resumo:

Este trabalho tem por finalidade analisar o surgimento de assentamentos de submoradias, como reflexo da segregação sócio-espacial e seus aspectos sócio-ambientais na cidade de Juiz de Fora, localizada no Estado de Minas Gerais, buscando assim, um estudo sobre estes fenômenos em uma cidade média. Os assentamentos de submoradias são característicos das zonas periféricas metropolitanas no Brasil, mas o crescimento destes segmentos de moradias precárias já começa a afligir as cidades médias brasileiras. São estas que na atualidade do crescimento demográfico urbano brasileiro vêem apresentando destaque, principalmente ligado ao acréscimo migratório, devido aos investimentos industriais, sobretudo nas que se constituem pólos regionais. Contudo, este crescimento segue o padrão de desigualdade na distribuição da riqueza e nas oportunidades de estudo, trabalho e moradia da sociedade brasileira. Isto se reflete negativamente, por sua vez, sobre as condições das populações menos favorecidas no espaço urbano, principalmente relacionado à moradia, comprometendo, conseqüentemente, a organização interna da cidade. Ou seja, o surgimento dos assentamentos de submoradias nas cidades médias se possibilita pela atenuação de várias condicionantes econômicas, demográficas, sociais e culturais e pelo fenômeno de desmetropolização da urbanização brasileira. E as cidades médias vêem crescendo sem qualquer preocupação com sua organização interna, o que pode acarretar em outras tantas metrópoles e/ou cidades de grande porte com problemas de infra-estrutura e profundas desigualdades sociais. Desta forma e objetivando o conhecimento da dinâmica intra-urbana de uma cidade média é que propomos a realização deste trabalho, para que possa ser feito um planejamento que, no mínimo, amenize algumas das conseqüências desastrosas das desigualdades sociais na distribuição da infra-estrutura verificadas na contemporaneidade das grandes cidades e metrópoles brasileiras. Como não existem informações satisfatórias sobre a cidade como um todo; e como seria impossível, dentro de um período de tempo menor e com poucos recursos, realizar uma pesquisa que abrangesse toda a cidade, decidimos escolher uma área para um estudo de caso. O local, denominado Alto Santo Antônio foi escolhido a partir de aspectos que, no desenrolar deste trabalho, serão apresentados. Elaboramos um questionário para aplicação junto às famílias. Este questionário levanta duas características básicas sobre as famílias e o local em que habitam. Na primeira característica são levantados dados sobre o tipo de moradia, sua situação jurídica e sobre infra-estrutura existente – abastecimento de água, esgoto, energia elétrica, etc. Na segunda são levantados dados sobre a composição da família, o grau de instrução dos indivíduos, idades, locais de nascimento, renda familiar, e busca por bens e serviços – onde compram mantimentos, onde procuram atendimento hospitalar, etc.
Palavras-chave: Segregação Espacial; Condição Sócio-Ambiental; Estudo de Caso.

Acesse o trabalho clicando aqui!

Citação:

OLIVEIRA, Nathan Belcavello de; CHAVES, Telma Souza. Assentamentos de submoradias, segregação sócio-espacial e condições sócio-ambientais em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 6., 2004, Goiânia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. Goiânia: AGB, UFG, 2004. Disponível em: <https://www.belcavello.com.br/2004/07/oliveirachavescbgvi.html>.

Citado em:

NASCIMENTO, Ederson do. Geoprocessamento aplicado ao mapeamento e análise das áreas de uso e ocupação irregular da terra urbana em Ponta Grossa (PR). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2005. Disponível na internet.

OLIVEIRA, Nathan Belcavello de; CHAVES, Telma Souza. Loteamentos fechados como formas geográficas da globalização: aspectos sócio-ambientais e legais em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil . In: ENCUENTRO INTERNACIONAL HUMBOLDT, 7., 2005, San Luis. Actas del VII Encuentro Internacional Humboldt. San Luis (Argentina): Centro de Estudios Alexander von Humboldt, 2005. 1 CD-ROM.

CHAVES, Telma Souza. Exclusão social - uma análise dos assentamentos subnormais em Juiz de Fora - MG. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 15., 2008, São Paulo. Anais do XV Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: AGB, 2008. 1 CD-ROM.

CHAVES, Telma Souza. Exclusão social - um estudo de caso: Alto Dom Bosco - Juiz de Fora - MG. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL HUMBOLDT, 10., 2008, Rosario. Actas del X Encuentro Internacional Humboldt. Rosario (Argentina): Centro de Estudios Alexander von Humboldt, 2008. 1 CD-ROM.

CHAVES, Telma Souza. Expansão Urbana e degradação de encostas em Juiz de Fora - MG: um estudo de caso do Alto Três Moinhos e do Morro do Imperador. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Análise Ambiental) - Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

CHAVES, Telma Souza. Estudo de caso - a cidade de Juiz de Fora - sua centralidade e problemas sócio-econômicos. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS URBANOS, 1., 2011, Campo Mourão. Anais do I Simpósio de Estudos Urbanos. Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná, 2011. 1 CD-ROM.

CHAVES, Telma Souza. Estudo de caso - a cidade de Juiz de Fora - sua centralidade e problemas sócio-econômicos. Revista GEOMAE, Campo Mourão, v. 2, n. e. 1, p. 155-170, 2. sem. 2011.

DIVINO, Alex Campos; ZAIDAN, Ricardo Tavares. Caracterização sócio-econômica e infraestrutural de áreas urbanas. Revista de Geografia, Juiz de Fora: UFJF, v. 2, n. 1, p. 1-5, 2012.

CHAVES, Telma Souza. Juiz de Fora - MG: uma análise da reestruturação urbana - entre o discruso e a realidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PEREIRA, Ticiana Muniz. Avaliação preliminar da capacidade de escoamento do trecho canalizado no terço superior do córrego do São Pedro com auxílio da ferramenta HEC-RAS. Monografia (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

ABREU, Lucas Silva. Projeto de aterro sanitário em valas para resíduos sólidos urbanos, para a cidade de Barrolândia - TO. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, 2019.


Licença Creative Commons
Assentamentos de submoradias, segregação sócio-espacial e condições sócio-ambientais em Juiz de Fora, Minas Gerais: estudo de caso no Alto Santo Antônio de Nathan Belcavello de Oliveira e Telma Souza Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://www.belcavello.com.br/.