V Encuentro Internacional Humboldt - De 6 a 10 de outubro de 2003, Neuquén, Província de Neuquén (Argentina)

Mercosul ou neocolonialismo através da Alca:
Temos escolha?
 
 
Resumo:
 
Este trabalho tem a finalidade de desmistificar algumas informações dos dois lados da problemática entorno da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) esclarecendo alguns pontos fundamentais para uma discussão realista do contexto em que se encontram os países da América Latina, sobretudo os do Mercosul, frente às políticas neoliberais implementadas por seus governos durante, principalmente, a última década do século XX; e às pressões político-econômicas dos maiores interessados na suspensão das tarifas aduaneiras e liberalização dos mercados. Também pensar possíveis vias alternativas para uma integração consciente e socialmente comprometida com o desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos.
Palavras-chave: neoliberalismo; integração latino-americana; neocolonialismo; meridionalidade.
 
Disponibilidade:
 
1. CD-ROM dos Anais do V Encuentro Internacional Humboldt;
 
 
Licença Creative Commons
A obra Mercosul ou neocolonialismo através da Alca: temos escolha? de OLIVEIRA, Nathan Belcavello de foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://www.belcavello.com.br/.
SelectionFile type iconFile nameDescriptionSizeRevisionTimeUser
Ċ
Visualizar Download
Artigo apresentado no Simpósio Procesos de Integración, dia 7 de outubro de 2003.  51k versão 2 8 de mai. de 2011 09:03 Nathan Belcavello de Oliveira